Participantes italianos na Copa UEFA 1993/94
1ª Rodada (ida)
O Cagliari começou perdendo na Romênia para o Dinamo Bucuresti por 3 a 2. Vittorio Pusceddu e
Júlio Dely Valdés marcaram para o time sardo. Na capital italiana, a Lazio venceu o Lokomotiv Plovdiv com os gols de Pierluigi Casiraghi e Roberto Cravero. O Rapid Bucareste foi para Milão e conseguiu marcar um gol, mas levou três; todos marcados por Dennis Bergkamp. Com dois gols de Roberto Baggio e um de Fabrizio Ravanelli a Juventus, em casa, venceu o Lokomotiv Moscou.
1ª Rodada (volta)
A primeira vitória do Cagliari veio em casa por 2 a 0, gols de Gianfranco Matteoli e Luís Oliveira. Com os gols de Luca Luzardi e Roberto Cravero a Lazio repetiu o placar na casa do time búlgaro. Sergio Battistini e Wim Jonk fizeram a equipe romena perder por 2 a 0. Na Rússia, os vistantes bianconeri venceram com o gol solitário de Giancarlo Marocchi.
2ª Rodada (ida)
Na Noruega, com um gol de Jürgen Kohler, a Juventus não passou de um empate em 1 a 1 contra o Kongsvinger. Jogando em casa, a Internazionale venceu o Apollon Limassol por 1 a 0, gol de Dennis Bergkamp. Também jogando em seu terreno, a Lazio venceu por 1 a 0 o Boavista, gol de Aron Winter. Na Turquia, o Cagliari conseguiu um empate em 1 a 1 contra o Trabzonspor, o gol sardo foi de Júlio Dely Valdés.
2ª Rodada (volta)
No Estádio Delle Alpi, os donos da casa venceram por 2 a 0, gols marcados por Andreas Möller e Fabrizio Ravanelli. O time do Chipre, jogando em casa, surpreendeu os nerazzurri de Milão e marcaram três gols, mas Igor Shalimov, Dennis Bergkamp e Davide Fontolan devolveram o mesmo número de gols para a Inter passar de fase. Ao sofrer dois gols em Portugal, a Lazio foi a primeira equipe italiana eliminada. Na Sardenha o resultado terminou do mesmo jeito que começou.
3ª Rodada (ida)
Fora de casa, contra o KV Mechelen, o Cagliari sofre um gol mas marca três com Gianfranco Matteoli, Luís Oliveira e Vittorio Pusceddu na vitória por 3 a 1. Na Inglaterra, diante do Norwich City, a Inter de Milão vence por 1 a 0, gol de Dennis Bergkamp. Em solo italiano, a Juventus vence o Tenerife com os gols de Andreas Möller, Roberto Baggio e Fabrizio Ravanelli.
3ª Rodada (volta)
O clube de futebol da Bélgica voltou a perder, dessa vez na Ilha da Sardenha, por 2 a 0; gols de Aldo Firicano e Massimiliano Allegri. Na Espanha, com um gol marcado por Andreas Möller o time de Turim perdeu por 2 a 1. O Norwich City foi jogar no templo Giuseppe Meazza e perdeu por 1 a 0, gol de Dennis Bergkamp.
Quartas de Final (ida)
O Sonho do time Sardo ainda não podia acabar e venceu, em casa, a poderosa Juventus de Turim com um gol de Júlio Dely Valdés. Na Alemanha, o Borussia Dortmund marcou um gol na Inter, porém, Wim Jonk e Igor Shalimov fizeram a Internazionale vencer por 2 a 1.
Quartas de Final (volta)
O Cagliari seguia motivando sua torcida ao vencer na casa da Juventus. Dino Baggio chegou a fazer um gol para a La Vecchia Signora, todavia, o grupo Casteddu venceu por 2 a 1 com gols de Aldo Firicano e Luís Oliveira. La Beneamata, jogando em casa, marcou com um gol Antonio Manicone, contudo, perdeu para os Auri-Negros por 2 a 1.
Semifinais (ida)
No Estádio Sant'Elia, no primeiro tempo, Davide Fontolan abriu o placar para os visitantes com um gol de cabeça. Cinco minutos depois, Luís Oliveira voltou a deixar o placar na igualdade.
Na etapa complementar, Rubén Sosa voltou a deixar a equipe favorita em vantagem. Mas, o time rossoblù não se intimidou e conseguiu uma reviravolta no placar, em um intervalo de cinco minutos, conseguiu marcar dois gols, sendo um com o cabeceio de Antonio Criniti e o outro foi uma finalização de Giuseppe Pancaro, que contou com um desvio no adversário. Na sua primeira vez em uma semifinal de uma Copa Europeia, o Cagliari fez um milagre acontecer.
Semifinais (volta)
Bergomi desperdiçou a primeira chance de gol na entrada da pequena área ao errar na finalização. As asas do sonho do Cagliari começaram a ser cortadas, no primeiro tempo, com uma penalidade cobrada por Dennis Bergkamp que colocou a Inter de Milão em vantagem.
No segundo tempo, a ampliação no resultado veio com um cruzamento rasteiro de Bergkamp, que fez o goleiro escorregar e Nicola Berti completou para o gol. Por fim, um passe errado de Bellucci deu origem a um contra-ataque e que Bergkamp, novamente, deu um passe para gol, dessa vez marcado por Wim Jonk. Assim, esse 3 a 0 fez o castelo de fantasias do Cagliari ruir.
Final (ida)
Na Áustria, no primeiro tempo, o Casino Salzburg sofreu o único gol da partida; após uma rápida cobrança de falta Nicola Berti recebeu o lançamento e estufou as redes com um chute cruzado. No último lance antes do intervalo, Rubén Sosa fez a bola estremecer o travessão.
Nos primeiros minutos do tempo complementar, a Inter de Milão ficou em desvantagem numérica com a expulsão de Alessandro Bianchi. Ao longo de toda a partida, os donos da casa criaram várias oportunidades para fazer sua torcida vibrar mas, em quase todas, as finalizações foram para fora do gol.
Final (volta)
Na etapa inicial, em mais de uma ocasião, Bergkamp teve a chance de mover o placar mas ou não foi feliz na hora de finalizar e o goleiro levava a melhor. Em um dado momento, ao realizar uma defesa, Zenga acertou a cabeça na trave, mas nada que o impedisse de continuar na partida. Não faltou confusão quando Fontolan teve um desentendimento com Feiersinger e, ambos, acabaram recebendo cartão amarelo.
Nos quarenta e cinco minutos finais, cara a cara com o goleiro, Ruben Sosa mandou a bola para fora. O goleiro Walter Zenga também não teve paz, mas foi impecável nas investidas do time austríaco. A melhor chance criada pelos visitantes foi em uma finalização de Marquinho que fez a bola acertar nas duas traves em sequência. Minutos depois, na entrada da grande área, Bergkamp realizou um potente chute e a bola resvalou no goleiro e depois acertou a trave. A Inter acabou vencendo pelo mesmo placar do primeiro confronto, dessa vez, o gol foi marcado por Wim Jonk que recebeu um passe em profundiade de Ruben Sosa e, em seguida, deu um toque na bola que cobriu o goleiro. Dessa forma, o time da Lombardia obteve sua segunda conquista da Copa da Uefa (hoje conhecida como Europa League).
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sugestão. Sua opinião é importante.