Integrantes italianos na Copa UEFA 1998/1999
1ª eliminatória - jogos de ida
No Estádio José Alvalade, o Bologna venceu o Sporting por 2 a 0. Carlo Nervo marcou no primeiro tempo e o placar foi dobrado, no segundo tempo, com Luciano. Jogando em casa, a Udinese empatou com o Bayer Leverkusen em 1 a 1, o gol do time italiano foi feito pot Johan Walem. Jogando fora de casa, o HNK Hajduk Split perdeu para a Fiorentina por 2 a 1, Edmundo foi quem marcou os dois gols viola. Na Turquia, o Parma começou com o pé esquerdo perdendo por 1 a 0 para o Fenerbahce. Em casa, o Silkeborg IF levou gol de Francesco Totti e Dmitriy Alenichev dando uma vitória por 2 a 0 para a Roma.
1ª eliminatória - jogos de volta
Na Alemanha, o Bayer 04 Leverkusen vence por 1 a 0 e elimina a Udinese. No Estádio Ennio Tardini, o Parma continua na competição ao vencer por 3 a 1 o Fenerbahce, os gols Gialloblù foram feitos por Saffet Akbaş (contra), Hernán Crespo e Alain Boghossian. Na Croácia, a equipe croata fica no 0 a 0 diante da equipe viola. No Estádio Renato Dall’Ara, com um placar de 2 a 1, o Bologna despacha o Sporting; Carlo Nervo e Giuseppe Signori foram os autores dos gols rossoblù. No Estádio Olímpico de Roma, Marco Delvecchio marcou o único gol da partida para o time da casa e mandou o time dinamarquês para a sua residência.
2ª eliminatória - jogos de ida
O Leeds United FC jogou em Roma e perdeu para o time romano ao sofrer o único gol, marcado por Marco Delvecchio. No seu estádio, o Grasshopper Club Zurique levou os gols de Gabriel Batistuta e Anselmo Robbiati e acabou perdendo por 2 a 0 para a Fiorentina. O SK Slavia Praga foi para Bolonha e saiu derrota por 2 a 1 ao sofrer os gols de Giuseppe Signori e Klas Ingesson. O Wisla Kraków SSA conseguiu o empate, em casa, contra o Parma; Enrico Chiesa foi o autor do gol dos Ducali.
2ª eliminatória - jogos de volta
Na Inglaterra, o Leeds United FC ficou no 0 a 0 contra a Roma. O Grasshopper Club Zurique venceu por W.O a Fiorentina. A equipe de Parma, em seus domínios, venceu o Wisla Kraków SSA por 2 a 1, gols da equipe italiana feitos por Stefano Fiore e Bogdan Zajac. No quintal do SK Slavia Praga, o Bologna levou a melhor ao ganhar por 2 a 0, Giuseppe Signori e Massimiliano Cappioli foram os responsáveis pelas mudanças no resultado.
Oitavas de final - Jogos de ida
Na Escócia, Abel Balbo marcou um gol no Rangers, porém, os mandantes fizeram o jogo finalizar empatado. Davide Fontolan (2x), Igor Kolyvanov e Luciano golearam o Bétis, a equipe espanhola conseguiu fazer um gol de honra. Em seus domínios, a Roma venceu, pelo placar mínimo, o FC Zürich com o gol de Totti.
Oitavas de final - Jogos de volta
Marco Delvecchio e Totti marcaram os dois gols da Roma, jogando fora de casa, mas os giallorossi sofreram o empate enfrentando o FC Zürich. O Bétis venceu o Bologna por 1 a 0, todavia, o placar foi insuficiente para o time espanhol continuar na competição. Em solo italiano, Abel Balbo, Stefano Fiore e Enrico Chiesa fizeram o Parma ganhar por 3 a 1 do Rangers.
Quartas de final - Jogos de ida
Na França, o Bordeaux vence o Parma por 2 a 1, o gol marcado por Hernán Crespo foi insuficiente para evitar a derrota. Olympique Lyon perdeu fora de casa para o Bologna ao sofrer os gols de Giuseppe Signori (2x) e Jonatan Binotto. No Estádio Vicente Calderón, Luigi Di Biagio marcou um gol para a Roma, todavia, foi insuficiente para evitar a derrota por dois a um para o Atlético de Madri.
Quartas de final - Jogos de volta
Na França, o Bologna perdeu por 2 a 0 para o Olympique Lyon. Hernán Crespo (2x), Enrico Chiesa (2x), Néstor Sensini e Abel Balbo marcaram os gols que humilharam e eliminaram o Bordeaux. Ao perder novamente para o Atlético de Madri, dessa vez por 2 a 1, a Roma se despede da Copa. O gol romanista foi marcado por Marco Delvecchio.
Semifinais - Jogos de ida
Olympique de Marseille - Bologna
Em uma campanha atípica e surreal, o Bologna enfrentou o Olympique de Marseille, no Orange Vélodrome, e conseguiu um heroico 0 a 0.
Atlético de Madri - Parma
Na Espanha, o Parma venceu o Atlético de Madri por 3 a 1 com os gols de Enrico Chiesa (2x) e Hernán Crespo. No primeiro tempo, em um contra-ataque, Chiesa recebeu um passe de Juan Sebastián Verón e inaugurou o placar. O time de Madri empatou com um pênalti. A doppietta de Chiesa ocorreu após escanteio cobrado por Juan Sebastián Verón.
Depois do intervalo, Hernán Crespo garantiu a derrota do Atlético.
Semifinais - Jogos de volta
Bologna - Olympique de Marseille
A torcida felsinei se permitia sonhar alto, e com razão. No primeiro tempo, um cruzamento de Giuseppe Signori fez com que Michele Paramatti colocasse os rossoblù em vantagem no placar. Kennet Andersson, em uma jogada individual com o goleiro, teve a chance de fazer o 2 a 0, todavia, teve sua finalização defendida.
No tempo complementar, Kennet Andersson (mais uma vez) desperdiçou a chance de fazer o 2 a 0, mas demorou para fazer a finalização e, além disso, se atrapalhou no momento de chutar e acabou chutando o vento. Os goleiros de ambas equipes trabalharam bastante e conseguiram fazer muitas boas defesas. Faltando dois minutos para os noventa, Florian Maurice sofreu falta na grande área feita pelo goleiro Antonioli e, assim, ocorreu o empate que fez a torcida do Bologna acordar e se despedir da Copa UEFA.
Carlo Mazzone e seus comandados merecem aplausos por fazerem o Bologna chegar em uma semifinal de Copa UEFA.
Parma - Atlético de Madri
O passe de Juan Sebastián Verón para Abel Balbo resultou no único gol da primeira metade do jogo.
Na metade restante do duelo, os visitante conseguiram o empate. Mas, sofreram um segundo gol com a assistência de cabeça de Antonio Benarrivo que permitiu Chiesa garantir uma vaga na final para os Crociati.
FINAL
Na primeira etapa da partida, uma falha do defensor Blanc contribuiu para o Hernán Crespo fez a bola cobrir o goleiro e fazer 1 a 0 para o Parma. Depois, Paolo Vanoli acertou uma cabeçada no cruzamento de Diego Fuser e ampliou o placar.
No segundo tempo, o terceiro e último gol do jogo começou no cruzamento de Juan Sebastián Verón, teve um corta luz de Crespo para enganar a defesa adversária e que permitiu Enrico Chiesa fazer o Olympique de Marseille sofrer o terceiro gol e, assim, perder por 3 a 0. Ainda, em cobrança de falta, Abel Balbo fez a bola ir na trave.
O treinador Alberto Malesani e sua equipe estão de parabéns pela conquista.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sugestão. Sua opinião é importante.