Primeira rodada da Copa UEFA 1989/1990
A Juventus, na Polônia, enfrentou e venceu o Górnik Zabrze com o gol feito por Oleksandr Zavarov. Já a Atalanta, em casa, não saiu do zero a zero contra o Spartak Moscou. Enfrentando o Atlético de Madri, em Madri, a Fiorentina perdeu por um a zero e, ainda, ficou com um jogador a menos com a expulsão de Di Chiara. Em portugal, o placar ficou inalterado entre Sporting CP e Napoli.
Nos jogos de volta, Napoli e Sporting persistiram em não balançar as redes e o time italiano conseguiu a classificação nos pênaltis. Com o gol de Renato Buso, a Fiorentina venceu a equipe espanhola pelo mesmo placar que havia perdido e, nos pênaltis, o time viola superou os colchoneros. Além de ter tido um jogador expulso (Stromberg), a Atalanta levou dois gols jogando na Rússia e se despediu da competição. A Juventus venceu por quatro a dois e eliminou o time polonês. Os gols bianconeri foram feitos por: Totò Schillaci (2x), Daniele Fortunato e Giancarlo Marocchi.
Segunda rodada
Jogando em seus domínios, a viola enfrentou o Sochaux e não saiu do zero a zero. Jogando na França, com o gol de Rui Barros, a Juventus venceu o PSG. O Napoli, na Suiça, enfrentou o Wettingen e o placar terminou imutável.
No retorno dos confrontos, em Nápoles, os azzurri sofreram um gol, todavia, venceram com os gols de Marco Baroni e Massimo Mauro. Renato Buso, mais uma vez, marcou um gol para a Fiorentina e o placar terminou um a um. A equipe italiana, mesmo tendo Mario Faccenda expulso, não foi eliminada. A Juve sofreu um gol, porém, se classificou com os gols de Roberto Galia e Jean-pierre Bosser (contra).
Terceira rodada
Os gols de Alemão e Careca não foi o suficiente para evitar a derrota de três a dois do Napoli perante o Werder Bremen. O gol solitário de Roberto Baggio deu a vitória para a Fiorentina contra o Dínamo de Kiev. O modesto Chemnitzer FC conseguiu marcar um gol em solo italiano contra a Juve, mas acabou sofrendo os gols de Totò Schillaci e Pierluigi Casiraghi.
Nas partidas de volta, na Ucrânia, não teve gols entre Fiorentina e Dínamo de Kiev. Já Luigi de Agostini deu mais uma vitória para o time bianconero contra a modesta equipe alemã. Já o Napoli, marcou um gol com Careca, levou cinco gols e foi eliminado.
Quartas de final
Contra o Hamburgo, Totò Schillaci e Pierluigi Casiraghi deram uma vitória por dois a zero para a Juventus. Outra equipe que perdeu para um time italiano foi o Auxerre, graças ao gol de Giuseppe Volpecina.
No segundo duelo entre as equipes, em casa, a Juventus perdeu por dois a um. O gol do time italiano foi feito por Roberto Galia. Na França, a viola voltou a vencer por um a zero, dessa vez o autor do gol foi Marco Nappi. A expulsão de Giuseppe Iachini não atrapalhou a classificação italiana.
Semifinais
Contra o Werder Bremen, jogando na Alemanha, a Fiorentina marcou dois gols um a favor (Marco Nappi) e outro contra (Marco Landucci). Em Turim, a Juve sofreu dois gols, ainda assim; Rui Barros, Alfons Higl (contra) e Giancarlo Marocchi deram a vitória para a velha senhora.
No segundo encontro, ambas as partidas foram sem gols e as duas equipes alemãs foram eliminadas.
Final
No primeiro confronto da final, no Estádio Olímpico Grande Torino, Após o início da partida, em apenas três minutos, Roberto Galia abriu o placar para a Juventus ao completar um cruzamento rasteiro de Schillaci. Sete minutos mais tarde, Renato Buso empatou para a Fiorentina, cabeceando um cruzamento feito por Di Chiara. Até então, os camisas 11 de ambas as equipes haviam se destacado nas assistências.
A Fiorentina teve boas oportunidades de ampliar o placar, em uma delas, Roberto Baggio desperdiçou uma chance clara frente ao goleiro Tacconi. Em um certo momento do jogo, Giuseppe Volpecina, caído no gramado, foi atingido por um chute de Schillaci, que, em retaliação, também foi atingido por um chute de Volpecina.
Após uma bela troca de passes, Pierluigi Casiraghi colocou a Juventus em vantagem no placar. Minutos depois, Luigi de Agostini ampliou a vantagem bianconera. O terceiro gol da Juventus, um dos mais bonitos da partida, foi marcado após a bola quicar no gramado e enganar o goleiro Landucci.
Daquele momento em diante, o goleiro da Juventus fez uma série de defesas, superando as insistentes tentativas de gol dos adversários. Em uma dessas defesas, houve um confronto físico com Aleinikov, que envolveu troca de chutes.
Segunda partida foi disputada no Estádio Partenio, em Avellino; a primeira metade do duelo foi fraca em finalizações. As melhores oportunidades foram com Roberto Baggio e Schillaci que fizeram a bola passar perto da trave.
No segundo tempo, a Fiorentina dominou o confronto buscando o gol, porém, a grande maioria das finalizações não levou perigo para o goleiro Tacconi. Em uma das poucas boas opotunidades para balançar as redes, ocorreu em uma finalização de Kubík que mandou a bola na trave. O zero a zero reinou com mérito da velha senhora que soube prevalecer defensivamente e, com isso, conquistou seu segundo título na competição que hoje conhecemos como Liga Europa.
Titulares da partida de volta:
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sugestão. Sua opinião é importante.