Itália Sub-21 dá início à preparação para a Euro com 28 convocados


A Seleção Italiana Sub-21 está a caminho da Eslováquia para a fase final do Campeonato Europeu, um retorno simbólico ao local onde, há 25 anos, Andrea Pirlo garantiu o quarto título continental para a Itália. O técnico Carmine Nunziata iniciou a preparação com uma lista de 28 jogadores, que passarão por duas fases de treinamento intensivo – a primeira em Cesenatico e a segunda em Tirrenia – antes de a delegação partir para a Eslováquia em 8 de junho.

A ansiedade é grande, já que Nunziata terá até 4 de junho para definir a lista final de 23 atletas que disputarão o torneio. Dentre as novidades na convocação, destaca-se Giovanni Leoni, zagueiro do Parma, que recebe sua primeira chamada para a equipe Sub-21. Outro nome relevante é o atacante Francesco Pio Esposito, do Spezia, que se juntará ao grupo um pouco mais tarde, após a conclusão dos importantes jogos de seu clube nos playoffs da Série B. 

Apesar do histórico vitorioso da Azzurra Sub-21 no torneio, a expectativa geral para esta edição não é tão alta, especialmente devido à desconfiança em relação ao trabalho do atual técnico. Ainda assim, a torcida italiana mantém viva a esperança de que esta talentosa geração de jovens jogadores consiga superar as limitações táticas e que está aquém do que a Seleção Italiana merece. Resta torcer para que o talento em campo compense a carência de comando e conduza a Itália a mais um título continental.


A LISTA DOS CONVOCADOS

Goleiros: Sebastiano Desplanches (Palermo), Jacopo Sassi (Crotone), Gioele Zacchi (Latina);

Defensores: Diego Coppola (Hellas Verona), Daniele Ghilardi (Hellas Verona), Gabriele Guarino (Carrarese), Michael Kayode (Brentford), Giovanni Leoni (Parma), Marco Palestra (Atalanta), Lorenzo Pirola (Olympiacos), Matteo Ruggeri (Atalanta), Riccardo Turicchia (Juventus), Mattia Zanotti (Lugano);

Meio-campistas: Tommaso Baldanzi (Roma), Alessandro Bianco (Monza), Issa Doumbia (Venezia), Giovanni Fabbian (Bologna), Jacopo Fazzini (Empoli), Cher Ndour (Fiorentina), Simone Pafundi (Udinese), Niccolò Pisilli (Roma), Matteo Prati (Cagliari), Cristian Volpato (Sassuolo);

Atacantes: Giuseppe Ambrosino (Frosinone), *Francesco Pio Esposito (Spezia), Sebastiano Esposito (Empoli), Wilfried Gnonto (Leeds United), Luca Koleosho (Burnley).

* Se juntará ao grupo ao término dos compromissos com o clube de origem.


O Caminho da Itália no Grupo A

A Seleção Italiana Sub-21 terá um desafio significativo no Campeonato Europeu, caindo no Grupo A ao lado de Espanha, Eslováquia (anfitriã) e Romênia. Todos os seus jogos da fase de grupos serão disputados na cidade de Trnava, a cerca de 50 km de Bratislava. A estreia dos Azzurrini será em 11 de junho contra a Romênia, seguida pelo confronto com a Eslováquia em 14 de junho, e o encerramento da fase de grupos contra a Espanha em 17 de junho. 

Análise das Adversárias

Eslováquia: Como país-sede, a Eslováquia retorna à fase final após oito anos. Sua melhor performance foi um quarto lugar em 2000. Embora não seja considerada uma potência, jogar em casa pode ser um fator motivacional importante. A equipe tentará superar seu histórico recente e surpreender no torneio.

Romênia: A Romênia demonstra consistência ao alcançar sua quarta fase final consecutiva, um feito notável. Sua campanha nas eliminatórias foi sólida, liderando o Grupo E com 23 pontos, resultado de 7 vitórias, um empate e 2 derrotas. Sob o comando do ex-atacante Daniel Pancu, a equipe conta com jogadores que atuam na Itália, como Razvan Sava (Udinese) e Rares Ilie (Catanzaro), o que pode trazer uma certa familiaridade com o estilo de jogo italiano.

Espanha: A Espanha é, sem dúvida, a principal adversária da Itália e uma das favoritas ao título. Compartilhando com a Itália o posto de seleção mais vitoriosa da competição (cinco troféus), a Espanha vem de uma campanha quase perfeita nas eliminatórias, com 9 vitórias e apenas um empate. Recentemente, a equipe olímpica espanhola (com muitos jogadores dessa faixa etária) conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o que demonstra a força de sua base. Liderada por Santi Denia, a Espanha busca mais um título para sua vasta galeria, revivendo até mesmo uma rivalidade histórica de 1996, quando Denia estava em campo na final em que a Itália de Cesare Maldini venceu os espanhóis nos pênaltis.

Formato e Datas do Torneio

O Campeonato Europeu Sub-21 será realizado na Eslováquia, de 11 a 28 de junho, abrangendo oito cidades. As 16 equipes finalistas foram divididas em quatro grupos de quatro. As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para as quartas de final, que ocorrerão em 21 e 22 de junho. A partir daí, o torneio segue em formato eliminatório, com semifinais em 25 de junho e a grande final em 28 de junho. Em caso de empate nos 90 minutos das fases eliminatórias, haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis, garantindo emoção até o último instante. 


QUARTAS DE FINAL (21-22 DE JUNHO)

1ª Grupo C - 2ª Grupo D

1ª Grupo A - 2ª Grupo B

1ª Grupo B - 2ª Grupo A

1ª Grupo D - 2ª Grupo C

SEMIFINAIS (25 DE JUNHO)


FINAL (28 DE JUNHO)


Visão Geral dos Grupos

Além do Grupo A, que promete ser bastante competitivo com duas das seleções mais vitoriosas da competição, o torneio conta com outros grupos de peso:

Grupo B: República Tcheca, Inglaterra, Alemanha, Eslovênia

Grupo C: França, Geórgia, Polônia, Portugal

Grupo D: Dinamarca, Finlândia, Países Baixos, Ucrânia



Postar um comentário

0 Comentários