Convocação da Seleção Italiana Sub-21 para o Europeu



A Seleção Italiana Sub-21, comandada pelo técnico Carmine Nunziata, está em fase final de preparação para o Campeonato Europeu, que acontecerá na Eslováquia de 11 a 28 de junho. Após um período de treinos em Cesenatico, a equipe se reunirá novamente em Tirrenia a partir de 2 de junho para os ajustes finais antes do torneio.

Convocação e Prazos

Nunziata anunciou uma lista inicial de 24 jogadores para essa etapa de preparação. No entanto, o treinador tem um prazo apertado: até a meia-noite de quarta-feira, 4 de junho, ele precisará reduzir esse número para 23 atletas e enviar a lista oficial à UEFA. Essa será a equipe definitiva de "Azzurrini" que representará a Itália no Europeu.

Jogo-Teste Decisivo

Como parte da preparação, a seleção Sub-21 fará um jogo-teste a portas fechadas na quinta-feira, 5 de junho, contra a equipe Sub-20 da Itália. Esse amistoso será crucial para Nunziata observar o desempenho dos jogadores e tomar as últimas decisões sobre o corte final.

Destaques da Convocação

A lista inclui jovens talentos de diversos clubes italianos e europeus. Entre os goleiros, estão Sebastiano Desplanches (Palermo) e Jacopo Sassi (Crotone). Na defesa, nomes como Giovanni Bonfanti (Pisa), Michael Kayode (Brentford) e Matteo Ruggeri (Atalanta) foram chamados. O meio-campo conta com jogadores como Tommaso Baldanzi (Roma), Giovanni Fabbian (Bologna) e Cristian Volpato (Sassuolo). No ataque, a equipe terá Giuseppe Ambrosino (Frosinone), Wilfried Gnonto (Leeds United) e Luca Koleosho (Burnley).

A comissão técnica, liderada por Carmine Nunziata, também é composta por figuras experientes, como o Chefe da Delegação Giancarlo Antognoni e os assistentes Matteo Brighi e Christian Maggio, garantindo o suporte necessário para os jovens atletas em busca do título europeu.

Lista de Convocados

  • Goleiros: Sebastiano Desplanches (Palermo), Jacopo Sassi (Crotone), Gioele Zacchi (Latina);
  • Defensores: Giovanni Bonfanti (Pisa), Daniele Ghilardi (Hellas Verona), Gabriele Guarino (Carrarese), Michael Kayode (Brentford), Lorenzo Pirola (Olympiacos), Matteo Ruggeri (Atalanta), Riccardo Turicchia (Juventus), Mattia Zanotti (Lugano);
  • Meio-campistas: Tommaso Baldanzi (Roma), Alessandro Bianco (Monza), Issa Doumbia (Venezia), Giovanni Fabbian (Bologna), Jacopo Fazzini (Empoli), Cher Ndour (Fiorentina), Niccolò Pisilli (Roma), Matteo Prati (Cagliari), Cristian Volpato (Sassuolo);
  • Atacantes: Giuseppe Ambrosino (Frosinone), Francesco Pio Esposito (Spezia), Wilfried Gnonto (Leeds United), Luca Koleosho (Burnley).



Seleção Italiana Sub-20 no Mundial do Chile 2025: Adversários e Caminho

                                     


A Seleção Italiana Sub-20, comandada por Bernardo Corradi, que chegou como cabeça de chave no sorteio, já conhece seus rivais na fase de grupos da próxima Copa do Mundo da categoria, que será realizada no Chile. O torneio acontece entre 27 de setembro e 19 de outubro, e os italianos, que foram vice-campeões na última edição (perdendo a final para o Uruguai na Argentina), terão a chance de uma "revanche" ou, pelo menos, de um reencontro com a Argentina, uma das seleções que compõem seu grupo. Além dos argentinos, os jovens italianos enfrentarão Austrália e Cuba. Vinte e quatro seleções lutarão pelo título, com jogos espalhados por Rancagua, Santiago, Talca e Valparaíso. A dinâmica de classificação para as oitavas de final prevê que os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros avançarão para a fase eliminatória.


Análise dos Adversários Italianos

O Grupo D promete confrontos interessantes para a Itália, que buscará superar seus oponentes para avançar no torneado:

  • A Argentina chega forte, tendo sido a segunda colocada no Campeonato Sul-Americano Sub-20 deste ano, que ocorreu no próprio Chile. Isso demonstra que eles estão familiarizados com o ambiente e o futebol local.
  • Cuba garantiu sua vaga após uma boa campanha no Campeonato Concacaf Sub-20, onde alcançaram as semifinais antes de serem superados pelo México. Eles podem ser uma surpresa no grupo.
  • A Austrália mostrou sua força nas eliminatórias asiáticas, vencendo a Copa Asiática Sub-20 em uma emocionante disputa de pênaltis contra a Arábia Saudita, o que indica que são um time com resiliência. 

Agenda da Itália na Fase de Grupos

A torcida italiana pode marcar na agenda os jogos da Azzurra no Grupo D:

  • O primeiro desafio será contra a Austrália no domingo, 28 de setembro.
  • Em seguida, a Itália enfrentará Cuba na quarta-feira, 1º de outubro.
  • O confronto que promete ser um dos mais aguardados será contra a Argentina, domingo, 4 de outubro.

Grupos da FIFA Copa do Mundo Sub-20 – Chile 2025

Confira como ficaram os grupos sorteados para o Mundial:

  • Grupo A: Chile, Nova Zelândia, Japão, Egito
  • Grupo B: Coreia do Sul, Ucrânia, Paraguai, Panamá
  • Grupo C: Brasil, México, Marrocos, Espanha
  • Grupo D: ITÁLIA, Austrália, Cuba, Argentina
  • Grupo E: Estados Unidos, Nova Caledônia, França, África do Sul
  • Grupo F: Colômbia, Arábia Saudita, Noruega, Nigéria

Postar um comentário

0 Comentários