Ranking FIFA Futebol Feminino: Itália Avança após Semifinais e Ameaça o Top 10 Mundial

 


A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o seu mais recente ranking mundial, e a principal novidade para a Itália é a ascensão da Seleção Feminina para o 12º lugar. O resultado histórico é uma recompensa direta pela excelente campanha da equipe, que chegou às semifinais do Campeonato Europeu, disputado na Suíça. Com 1884,32 pontos, a equipe comandada pelo técnico Andrea Soncin está a próximo de entrar no cobiçado top 10.

A mudança na tabela global foi impulsionada por uma série de competições continentais que movimentaram o futebol feminino. No topo, a Espanha consolidou sua posição de destaque ao voltar à liderança do ranking. A equipe, que já havia sido a melhor do mundo entre dezembro de 2023 e junho de 2024, recuperou o trono com uma performance impressionante no UEFA Women's EURO 2025, onde alcançou a final com cinco vitórias consecutivas.

Os Estados Unidos, que haviam liderado o ranking desde agosto, caíram para o segundo lugar. Contudo, a diferença entre as duas potências é mínima, o que sugere uma disputa intensa pela primeira posição nos próximos meses. A força dos EUA foi comprovada em amistosos recentes, onde o time conquistou três vitórias convincentes, mantendo-se na briga.

Outros destaques do ranking incluem a Inglaterra, que confirmou sua força ao defender o título europeu, e o Brasil, que manteve a coroa na América do Sul. A movimentação na tabela reforça a competitividade global e o rápido crescimento do futebol feminino, com cada torneio continental redefinindo a hierarquia mundial. Para a Itália, a meta agora é consolidar a sua posição e buscar um lugar permanente entre as potências do esporte.


Futebol Feminino Italiano em Festa: 
Dupla de Atacantes da Juventus Concorre à Bola de Ouro


O futebol feminino italiano tem motivos de sobra para comemorar, e não se trata apenas de conquistas em campo, mas também do reconhecimento global de suas jogadoras. Após a pioneira indicação de Manuela Giugliano na última temporada, agora são as atacantes Cristiana Girelli e Sofia Cantore que colocam a Itália novamente no mapa das grandes estrelas do esporte. Ambas foram incluídas na lista das 30 finalistas para a Bola de Ouro de 2025, um prêmio de prestígio que será entregue em Paris.

Girelli, artilheira e MVP do último Campeonato Italiano, e Cantore, que se destacou na Juventus antes de se transferir para o futebol americano, foram peças-chave na campanha vitoriosa de seu clube e, mais recentemente, na caminhada da seleção italiana até as semifinais do Europeu na Suíça. A presidente da Serie A Feminina, Federica Cappelletti, ressaltou o mérito das jogadoras, elogiando Girelli como uma campeã dentro e fora de campo, e destacando o caso de Cantore como um sinal da crescente projeção do futebol italiano no cenário internacional. A presença de ambas na lista das indicadas, que inclui lendas como a brasileira Marta e grandes nomes do futebol europeu e americano, é um reflexo direto da ascensão e da qualidade do futebol feminino da Itália, que segue ganhando espaço e admiração.


BOLA DE OURO 2025 - AS INDICADAS

Sandy Baltimore (França, Chelsea)

Barbra Banda (Zâmbia, Orlando Pride)

Aitana Bonmatí (Espanha, Barcelona)

Lucy Bronze (Inglaterra, Chelsea)

Klara Bühl (Alemanha, Bayern)

Mariona Caldentey (Espanha, Arsenal)

SOFIA CANTORE (Itália, Juventus/Washington Spirit)

Steph Catley (Austrália, Arsenal)

Temwa Chawinga (Malaui, Kansas City)

Melchie Dumornay (Haiti, OL Lyonnes)

Emily Fox (Estados Unidos, Arsenal)

CRISTIANA GIRELLI (Itália, Juventus)

Esther González (Espanha, Gotham FC)

Caroline Graham Hansen (Noruega, Barcelona)

Patri Guijarro (Espanha, Barcelona)

Amanda Gutierres (Brasil, Palmeiras)

Hannah Hampton (Inglaterra, Chelsea)

Pernille Harder (Dinamarca, Bayern)

Lindsey Heaps (Estados Unidos, OL Lyonnes)

Chloe Kelly (Inglaterra, Manchester City/Arsenal)

Frida Maanum (Noruega, Arsenal)

Marta (Brasil, Orlando Pride)

Clara Mateo (França, Paris FC)

Ewa Pajor (Polônia, Barcelona)

Clàudia Pina (Espanha, Barcelona)

Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)

Alessia Russo (Inglaterra, Arsenal)

Johanna Rytting Kaneryd (Suécia, Chelsea)

Caroline Weir (Escócia, Real Madrid)

Leah Williamson (Inglaterra, Arsenal)



Postar um comentário

0 Comentários